terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sigmund Freud


Sigmund Freud

Neurologista e psiquiatra austríaco (6/5/1856-23/9/1939). É o fundador da psicanálise. Nasce em Freiburg, na Morávia, e estuda medicina em Viena. Em 1885 vai para Paris, onde se dedica ao estudo da histeria e ao uso da hipnose no tratamento de distúrbios mentais. De volta a Viena, em 1886, passa a buscar explicações psicológicas para as desordens mentais, atividade que denomina psicanálise.
Em Estudos sobre Histeria (1895), descreve os sintomas da doença como manifestação de energia emocional não descarregada, ligada a traumas psíquicos esquecidos. Substitui a hipnose pela análise dos sonhos e pelo processo mental de associação de idéias para revelar o papel do inconsciente na raiz do distúrbio.

Suas teses sobre a participação do inconsciente nas ações humanas e sobre a relação dos impulsos sexuais com as neuroses atraem a crítica do meio científico, o que não o impede, no entanto, de usar suas teorias para interpretar a cultura, a mitologia, a religião, a arte e a história do passado e de seu tempo. Em 1903 funda a Sociedade Psicanalítica de Viena e ganha adeptos. Em 1938, com a Áustria ocupada pelos alemães, foge para a Inglaterra, como tantos outros judeus. Morre em Londres no ano seguinte. 


                           Frases de Freud:

"O artista busca com sua obra recuperar em parte o que foi perdido."

"Os poetas são exceções de um mundo adulto que parou de brincar.”

"Os adultos substituem o ato de brincar por fantasias e devaneios, guardando-os, na maior parte das vezes em segredo. Já os poetas, eles compartilham seus segredos, e assim exercem a importante função de nos abrir um campo imenso de imagens e prazeres que conhecemos, mas jamais teríamos a coragem de revelar publicamente."

"O poeta é aquele que faz o que sonhamos fazer. Seu ato de criação, desenha outro mundo possível."

"No domínio da ficção, encontramos a pluralidade de vidas das quais precisamos."

“Podemos morrer como o herói com o qual nos identificamos – entretanto, sobrevivemos a ele e estamos prontos a morrer de novo junto com outro herói, enquanto permanecemos são e salvos.”

“É a ciência que não resiste diante da obra do poeta.”

“O conflito entre sujeito e cultura não é outra coisa senão o preço pago pelo homem civilizado, que deve restringir-se, domesticar-se e resignar-se se quer viver entre outros. Para Freud esse é o pressuposto da vida social e política em qualquer tempo e lugar.”

“Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim.”

“Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.”

“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire à alegria das coisas simples da vida.”

"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver."

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.”

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.”

“Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.”

“O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele.”



“Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.”

"O homem é dono do que cala e escravo do que fala.” 

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.”

“A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.”

"Existe duas maneiras de ser feliz nesta vida: uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo."

“O novo sempre despertou perplexidade e resistência.”

“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.”

“Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte.”

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.”

“A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana.”

“Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.”

“Quem não ama adoece!"

“O falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo.”

“Não somos apenas o que pensamos ser.
Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos;
somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos,os impulsos a que cedemos, "sem querer".

"Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil."

“O homem enérgico e que é bem sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo.”

O único registro de áudio de Sigmund Freud, 1938



Em 7 de dezembro de 1938, uma equipe de rádio da BBC visitou Sigmund Freud em sua nova casa em Hampstead, norte de Londres. Freud mudou-se para Inglaterra apenas alguns meses antes de escapar da anexação nazista da Áustria. Ele tinha 81 anos e sofria de câncer de mandíbula incurável. Cada palavra era uma agonia para falar. Menos de um ano depois, quando a dor se tornou insuportável, Freud pediu a seu médico para administrar uma dose letal de morfina. A gravação BBC é a única gravação conhecida de áudio de Freud, o fundador da psicanálise e uma das figuras proeminentes intelectuais do século 20. Em Inglês com forte sotaque, ele diz:





“Eu comecei a minha atividade profissional como neurologista, tentando trazer alívio aos meus pacientes neuróticos. Sob a influência de um amigo mais velho e por meus próprios esforços, descobri alguns fatos novos e importantes sobre o inconsciente na vida psíquica, o papel dos impulsos instintivos, e assim por diante. 

A partir dessas descobertas cresceu uma nova ciência, a psicanálise,uma parte da psicologia, e um novo método de tratamento das neuroses. Eu tive que pagar caro por isso um pouco de boa sorte. 

As pessoas não acreditam nos meus fatos e minhas teorias. A resistência era forte e implacável. No final, consegui adquirir alunos e criar uma Associação Psicanalítica Internacional. Mas a luta ainda não acabou”. - Sigmund Freud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário